segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Boas vindas!

Hoje estou iniciando o blog como tarefa da formação do NTM.
Segue algumas colocações referentes ao texto: Entrevista com Antonio Nóvoa - Matrizes Curriculares.

O que é ser professor hoje?

R: Lendo o texto de Antonio Nóvoa percebo que ele refere-se à profissão do professor como sendo de grande complexidade, no passado era assim e hoje ainda mais pelo fato de muitas vezes os objetivos da sociedade em relação à escola e da própria escola não estarem tão explícitos. Acredito que ser professor hoje é buscar formação contínua, é trabalhar na diversidade, é de dar condições ao estudante para que ele seja autônomo, ético, pesquisador, um agente transformador do espaço onde vive. Ser professor hoje é ser humilde, pois não somos detentores absolutos do saber, é ser sensível e perceber a real necessidade da aula, pois nem sempre o que preparamos é o mais indicado para aquele momento. 

Quem sou eu (professor) nesse contexto?

R: Nesse contexto atual o professor está assumindo várias funções que antes eram da família. Além do seu papel de ensinar conhecimentos, precisa ensinar valores. Gradativamente as crianças permanecem mais tempo no espaço escolar, cito o exemplo da Educação Integral em nossa escola, onde elas convivem nesse ambiente por oito horas e trinta minutos, inclusive almoçando e fazendo a escovação. Dessa forma, nesse contexto, eu professora sou mãe, psicóloga, enfermeira, amiga e o que a necessidade do momento sugerir, mas sem nunca perder o real papel que é de educar dentro da ética e do amor.

Quem sou como professor e aprendiz?

R: Penso que eu professora devo ser uma eterna aprendiza. É impossível ensinar o que não se sabe, por isso se faz necessário ser educadora de si mesmo. É preciso aprender melhor com o sentido de compartilhar esse conhecimento, pois estamos em constante renovação e não há como permanecer da mesma forma após a troca de experiências de uma aula. A prática educativa acontece o tempo todo, todos ensinam e são capazes de aprender.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário